A conformação dos edifícios eruditos que compõem a paisagem arquitetônica de Belo Horizonte, em suas várias camadas históricas, é fruto de um imenso trabalho técnico e artístico empreendido por várias gerações de arquitetos.
O objetivo da página Arquitetos de BH, um canal de divulgação do escritório Cultura Arquitetônica, é reunir as notas biográficas sobre os principais autores atuantes em nossa cidade a partir da instauração da Comissão Construtora da Nova Capital (CCNC), em 1894, até os dias atuais. Assim, busca-se contribuir com a preservação e a difusão do patrimônio humano e edificado de Belo Horizonte.
Aqui, você irá conhecer as histórias, as biografias e as obras dos principais agentes criadores das múltiplas paisagens arquitetônicas da capital mineira.
Esta página foi idealizada pelo arquiteto Ulisses Morato de Andrade, que é o responsável pela pesquisa (bibliográfica/iconográfica) e a produção dos seus conteúdos. Morato nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais; é Doutor em Teoria e Prática do Projeto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Lisboa (2021); possui Especialização em Tecnologia e Produtividade na Construção Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008); e graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1992).
Morato é professor no curso de Pós-Graduação em Conservação e Gestão do Patrimônio Cultural da PUC Minas, gestor da Cultura Arquitetônica e colunista do Portal BHAZ de Notícias. Foi Diretor de Projetos Especiais do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB-MG (2010-2013) e Membro titular do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, CDPCM-BH (2013-2015);