Francisco Izidro Monteiro
(1860-1918)
Retrato de Francisco Izidro Monteiro criado por Inteligência Artificial Fonte: Text to Image, 2022. Canva.
Notas biográficas
Francisco Izidro Monteiro nasceu no Rio de Janeiro-RJ em 12 de junho de 1860. Nessa cidade, diplomou-se em arquitetura e, no início da sua carreira, recebeu menção honrosa no histórico concurso de fachadas para a Avenida Central da então capital federal, em 1904.
Em Belo Horizonte, o arquiteto Izidro Monteiro foi integrante do quadro técnico da Comissão Construtora da Nova Capital (CCNC) entre 1894 e 1895. Após se desligar da CCNC, o arquiteto continuou a atuar na cidade nos anos seguintes e firmou-se como um dos responsáveis pela configuração inicial da paisagem arquitetônica da capital, tipicamente referenciada no ecletismo francês.
Um dos seus primeiros projetos a se destacar na capital foi o do icônico edifício dos Correios e Telégrafos (1906), situado na Av. Afonso Pena, que posteriormente foi demolido para a construção do Ed. Sulacap-Sudameris (1941-1946). Para essa mesma avenida, a mais importante da cidade, o arquiteto também projetou a bela Estação de Bondes (1909), que proporcionou, até a sua demolição, vitalidade e referência arquitetônica à esquina de Afonso Pena com Rua da Bahia.
Outro edifício delineado por Izidro Monteiro que se destacou na paisagem urbana da nascente capital foi o Conselho Deliberativo e Câmara Municipal (1911), atual Museu da Moda (MuMo), situado na esquina da Av. Augusto de Lima com Rua da Bahia, cuja composição eclética tem inspiração nos estilos gótico e manuelino.
Por fim, do profícuo trabalho realizado por Izidro Monteiro em Belo Horizonte, ainda podemos destacar como referências para a arquitetura da cidade os seguintes edifícios: a Maternidade Hilda Brandão (1912), a primeira da cidade; o requintado Palacete Narbona* (1911), na Praça da Liberdade; e a Serraria Souza Pinto (1911), um dos primeiros edifícios a empregar estrutura de ferro em Belo Horizonte.
Francisco Izidro Monteiro faleceu no Rio de Janeiro-RJ, aos 58 anos de idade, em 05 de julho de 1918.
Nota:
*Autoria atribuída pelos pesquisadores da Fundação João Pinheiro (NORONHA, 2001). Outras fontes bibliográficas consideram José Narbona, o construtor e proprietário do edifício, como o autor do projeto.
Principais obras
Fonte: Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Editada
Fonte: Fundação Clóvis Salgado (2011). Editada
Fonte: Guia do Bem. Editada.
Fonte: Guia do Bem. Editada.
Texto e pesquisa iconográfica: Ulisses Morato de Andrade
Colaboração: Gabriel Furbino (locais e datação de nascimento e morte de Monteiro).
Referências
Belo Horizonte: Imagens e História. Leonides de Carvalho Filho. Belo Horizonte: Clube de Autores, 2018.
Dicionário Biográfico de Construtores e Artistas de Belo Horizonte: 1894-1940. Belo Horizonte: IEPHA/MG, 1997.
100 Anos de Modernidade - Anuário da Arquitetura de Belo Horizonte. Carlos Roberto Noronha (Org.). Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2001.
Guia dos Bens Tombados IEPHA/MG - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Volume 1. Belo Horizonte: IEPHA/MG, 2014.