top of page

Octaviano Lapertosa
(1889-1944)

foto octaviano lapertosa estil.png

 Retrato de Octaviano Lapertosa gerado por

Inteligência Artificial. Fonte: Text to Image, 2022. Canva

Notas biográficas

 

Octaviano Lapertosa fez parte das primeiras levas de imigrantes europeus que se transferiram para Belo Horizonte durante a transição do século XIX para o século XX, para fornecer serviços profissionais necessários à construção da nova Capital e, como tal, tornou-se um dos seus arquitetos pioneiros.

Nascido em Roma, Itália, em 1889, Octaviano seguiu a profissão do seu pai, o arquiteto italiano José Lapertosa, que também exerceu seu ofício em Belo Horizonte. Grande parte das edificações projetadas por Octaviano, principalmente destinadas à iniciativa privada, foi erguida nas décadas de 1910 e 1920 seguindo os cânones do ecletismo, estilo então vigente na cidade. Os traços delineados por ele na configuração de seus projetos denotam o pleno domínio das técnicas de composição de inspiração neoclássica.

A personalidade empreendedora e a sólida formação de Lapertosa capacitaram-no a trabalhar em relevantes campos de atividade na capital mineira. Além de exercer o ofício de arquiteto, o ilustre italiano atuou na construção de edifícios e fez parte do seleto grupo de intelectuais que fundou a Escola de Arquitetura de Belo Horizonte (EABH), em 1930 – o primeiro curso da América Latina desvinculado das Belas Artes e das Politécnicas.

Em 1944, aos 55 anos de idade, Octaviano Lapertosa faleceu em Belo Horizonte.

Principais obras

Entre as obras mais expressivas de Lapertosa, nas quais se observa uma requintada ornamentação, podemos destacar: a Residência Antônio Augusto Veloso (1916); a Casa Falci (1920); a Residência Antônio Rigotto (1922), e a a Casa da Loba (1924).

Texto e pesquisa iconográfica: Ulisses Morato de Andrade

 

Referências 

 

A Construção Social do Campo da Arquitetura Moderna em Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado. Juliano Nemer Caldeira Brant. UFMG, 2012.

Casa Nobre: Significados dos Modos de Morar nas Primeiras Décadas de Belo Horizonte. Celina Borges Lemos e Karla Bilharinho Guerra (orgs.). Frente e Verso Editora, 2019.

 

Dicionário Biográfico de Construtores e Artistas de Belo Horizonte: 1894-1940. IEPHA/MG. Belo Horizonte, 1997.

bottom of page